Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Dica livro: Ganhando meu Pão - Maskim Górki

Posted quinta-feira, 15 de março de 2012 by Fernnada


Hoje em edição especial trago uma dica de leitura da minha irmã Márcia Maria que escreveu essa resenha para o livro ao lado.

Ganhando meu Pão de Maskim Górki
Ed.Cosacnaify - 456 páginas 



"Sufocado em meio aquela gente, meu padrasto lembrava um peixe que tivesse ido parar por engano num galinheiro - uma comparação absurda como era absurda toda aquela vida". (pag.353)


Em ganhando meu pão é exatamente isso que encontramos, um escritor que busca de forma incessante um sentido, esqueçamos (se é que isso é possível) as contradições e até as injustiças que são associadas ao seu nome. É sublime observar o escritor que descreve com humanidade e sutileza, Ganhando Meu Pão é o segundo livro da trilogia de memórias de Alexei Mikasimovitch Pechkov. Ao publicar seu primeiro conto publicou sobre o pseudónimo de Gorki, que significa amargo em russo.

A intensidade está presente em cada linha, como entender aquela vida? Gorki nesceu em uma família pobre em um vilarejo da Rússia a cidade de Nijni Novgorod em 1868, e o tempo todo é possivel perceber o menino tentando entender , como o ser humano pode ter um coração terno e bom (este é o retrato que ele traça de sua avó) e em contraponto lidar com a pequenez, maldade e injustiça das pessoas 

" A manhã é tão agradavél, luminosa, mas eu estou um pouco triste e tenho vontade de ir para o campo onde não há ninguém, sei que as pessoas como de costume, hão de sujar o dia luminoso".

A leitura para o menino Górki era fundamental para fugir daquela vida, e é muito emocionante observar a maneira que essa paixão o moveu e o fez acreditar que havia mundos melhores e um cotidiano longe daquele enfado que era seu dia a dia. Ele observa as pessoas sem julgamento apenas distante e muitas vezes sente asco por atitudes brutas e sem sentido para o pequeno observador.


A edição lançada pela Coscnaify é linda, a capa muito bonita com ilustrações baseadas em gravuras lubok russas(especie de literatura de cordel russa) com a cuidadosa tradução de Boris Schnaiderman, a trilogia é  composta por  InfânciaGanhando Meu Pão e Minhas Universidades que podem ser comprados separados ou os 3 em uma linda caixa.






                             























Recomendado para todos que esperam entender um pouco da história desse grande escritor e principalmente a histórias da Rússia na sua versão mais humana, daquele que vivenciou e principalmente para aqueles que como o menino Alexei buscam entender de alguma maneira o absurdo que é ser humano e aceitar dia a dia este cotidiano e assim como ele, vislumbram na literatura cêus mais azuis e dias ensolarados. 

*Caso queiram utilizar o texto cite a fonte e o autor ;)

0 comentários:

Postar um comentário